Programa de Melhoramento Genetico de Cana-de-Açúcar

Loading
Portugues Ingles Espanhol

Histórico

O PLANALSUCAR2 (Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar) era vinculado ao Instituto do Açucar e do Álcool-IAA, do Ministério da Indústria e do Comercio, mas, este programa foi extinto em 1990 e juntamento com o IAA e algumas universidades federias anteriormente relacionadas incorpora o acervo técnico e patrimonial do PLANALSUCAR.

Foi criada, em 1975, a Estação Experimental de Cana-de-Açúcar em Ponte Nova, Minas Gerias. Posteriormente chamada de Estação Regional da Zona da Mata Mineira, ERZON e, finalmente Coordenadoria Regional Centro, COCEN, com área de atuação nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Em 1990, a COCEN teve seu acervo técnico e patrimonial transferido para a Universidade Federal de Viçosa. Porém, em 1993 passou para a tutela do Departamento de Fitotecnia da UFV, que hoje abriga o Centro de Pesquisa e Melhoramento da Cana-de-Açúcar, CECA

Desde a implantação do PROÁLCOOL a referida estação experimental tem contribuído para desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar no estado de Minas. As tecnologias inovadoras têm testadas e recomendas não somente para as usinas e destilarias, mas também para os pequenos produtores que utilizam a cana-de-açúcar para diversos fins. Foi também nesta Estação Experimental que foi criada a cultivar RB867515, considerada atualmente a mais plantada do Brasil.


Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Agrárias Departamento de Fitotecnia
Tel: (31) 3881-4599 ou (31) 9914-5878

© Copyright 2011
Desenvolvido por Redline Websites